quarta-feira, 11 de fevereiro de 2009

A Armada Invencível

Sonhando conquistar a Inglaterra, Filipe II organizou uma poderosa armada,que muitos julgavam invencível. Efectivamente,a frota que largou do Porto de Lisboa,em Maio de 1588,era constituída por cerca de 150 navios-um número impressionante para a época-,dos quais perto de 40 eram Portugueses.
Contra a armada espanhola, os Ingleses reuniram uma frota menor,mas composta em grande parte por navios de corso,munidos de forte artilharia. Levando a bordo cerca de 27 mil homens,os Espanhóis esperavam vencer numa luta de abordagem.Em vez disso, foram desbaratados á distância pelo bombardeamento inimigo.Tiveram de rumar para norte e contornar a Inglaterra,perdendo grande número de navios devido ás tempestades. Regressaram a Espanha somente umas 80 embarcações.
Fonte: História 8, Lisboa editora

Corsários e Piratas


Um dos perigos mais terríveis que espreitavam as naus da carreira da Índia, nas viagens de regresso, eram os ataques dos corsários.

Corsários...ou Piratas a distinção nem sempre é bem clara. De um modo geral, os Piratas eram aventureiros que assaltavam, por conta própria, quaisquer navios no alto mar, enquanto os corsários, protegidos pelas autoridades do seu país ou a mando dos reis, apenas atacavam navios de paises inimigos.

No séc:XVI, o corso era exercido por Franceses,Ingleses e Holandeses, sobretudo no Atlântico, contra os navios das "carreiras das Índias" (a Portuguesa, vinda do Oriente e a Espanhola, provenientes das chamadas Índias ocidentais, isto é, a América).

O que os corsários pretendiam era apresar as mercadorias e os próprios navios, mas agiam, quase sempre, sem dó nem piedade para com os viajantes e as tripulações inimigas.

terça-feira, 10 de fevereiro de 2009

A Viragem Atlântica

Apesar da forte concorrência dos países do norte da Europa,Portugal continuou a ser no século XVII,uma importante potência colonial.
Á medida que se fora agravando a crise do comércio do Oriente,os Portugueses tinham-se voltado sobretudo para a exploração dos seus territórios atlânticos,São Tomé e o Brasil.
Esta viragem atlântica veio a dar origem,nas primeiras décadas do século XVII,a um novo período de prosperidade.