quarta-feira, 4 de março de 2009

O império Português em crise

Os portugueses depararam com grandes dificuldades para manter o império e o comércio do Oriente.
Os seus territórios, muito vastos e diversos, estavam constantemente sujeitos aos ataques dos muçulmanos e de outros povos. As viagens pela rota do cabo, devido aos naufrágios frequentes e aos ataques dos corsários, custavam enormes perdas em vidas, navios e mercadorias.
Na segunda metade do séc: XVI, a situação agravou-se.
As rotas do levante voltaram a animar-se e através delas chegavam á Europa toneladas de especiarias que faziam concorrência ás que eram trazidas pelos Portugueses. Por outro lado, Franceses, Ingleses e Holandeses disputavam o monopólio dos mares dos países ibéricos, redobrando os seus ataques contra os territórios portugueses e, em especial, contra os navios provenientes da Índia.
O comércio da rota do Cabo entrou assim numa grave crise.
Cada vez mais aumentavam os custos com a defesa do Ímpério e a reanimação do tráfego do Oriente, o monarca resolveu abri-lo, em 1570, aos particulares. No entanto, esta medida não travou a sua contínua decadência.

1 comentário:

Oitavo Estudo disse...

Atenção aos erros:

PALAVRAS ESQUISITAS-GLOSSÁRIOS
Olá,
para quem não percebe as palavras "difíceis", nós fizemos um pequeno vocabulário (uma lista de vocabulário). Esperemos que gostem e que aprendam.