quarta-feira, 5 de novembro de 2008

Tratados

A competição entre Portugal e Castela sobre a posse dos territórios descobertos começou ainda no século XIV, com a disputa acerca do arquipélago das Canárias.
Mais tarde, os Castelhanos quiseram também participar no comércio com a costa de África, o que provocou um demorado conflito. Em 1479, o TRATADO DE ALCÁÇOVAS estabeleceu um primeiro entendimento entre os dois países: Portugal desistia de quaisquer pretensões sobre as Canárias; Castela reconhecia aos Portugueses o domínio exclusivo dos territórios a sul daquelas ilhas.
A situação voltou a complicar-se com a descoberta da América, por Cristóvão Colombo.
Colombo viveu muito tempo em Portugal, onde recolheu informações sobre a existência de terras a ocidente dos Açores. Sabendo que a terra era redonda, Colombo elaborou um plano para atingir a Índia navegando por ocidente.
D.João II não mostrou interesse por esse projecto. Dessa forma, Colombo foi oferecer os seus serviços a Espanha. Os Reis católicos acabaram por
conceder-lhe uma frota de três pequenos navios, com os quais navegando para o ocidente, 1492,
Terras desconhecidas. Cristóvão pensou que atingira a Índia. Afinal era um novo continente - O continente Americano –que acabava de chegar.
Como diz o tratado de Alcáçovas a sul das ilhas das Canárias era para Portugal, mas Cristóvão Colombo “desobedeceu” e descobriu as Antilhas que ficava a sul das ilhas das Canárias e ouve outro problema e fizeram outro tratado -Tratado de Tordesilhas que diz:Passa por um hemisfério a 370 léguas de Cabo-Verde.

Sem comentários: