quarta-feira, 3 de junho de 2009

O poder absoluto

O absolutismo foi uma política régia utilizada na Europa entre os séculos XVI e XVIII e que teve em França o melhor exemplo, desde a sua consolidação no reinado de Luís XIV (1610-1643).
O cardeal Richelieu, seu ministro, adoptou umja política que tinha por objectivo reduzir a autoridade dos nobres e acabar com as limitações da autoridade do rei. A nobreza francesa adptou-se ao centralismo do poder devido aos seus privilégios, isenção de impostos e prioridade na ocupaçãode cargos no exército e na administração.
O Estado sustentava as despesas elevadas da manutenção da corte, da guerra e do exército com o aumento de impostos que recaíam sobre os camponeses, artesãos e pequenos comerciantes.
O Estado absolutista judificava a centralização do poder na teoria da "monarquia de direito divino", segundo a qual o rei era o representante de Deus da terra e somente a Deus prestaria contas.
O Absolutismo francês atingiu o auge com Luís XIV (1643-1715), que se denominou Rei-Sol e a quem é atribuida a frase "O ESTADO SOU EU".
Em Portugal, o auge do Absolutismo atingiu-se com D.João V, que imitou o congénere francês Lui XIV.

Sem comentários: