O Estilo Manuelino por vezes é chamado gótico ou flamejante, é um estilo arquitectónico escultórico e de arte móvel que se desenvolveu no reinado de D.Manuel I e prosseguiu após a sua morte. O Estilo desenvolveu-se numa época propícia da economia portuguesa e deixou marcas em todo o território nacional.
ARQUITECTURA MANUELINA
No seu conjunto, pouco muda relativamente á estrutura formal do gótico alemão e plateresco.O alçado interior das igrejas mantém-se através da orientação este-oeste, da planta, dos sistemas de suporte e cobertura, do cálculo das proporções.
As naves da mesma altura, influência das igrejas -salão alemãs, de cinco tramos, ausência de transepto e cabeceiras rectangulares são as principais características diferenciais. Apesar de ser essencialmente ornamental, o Manuelino caracteriza-se também pela aplicação de determinadas fórmulas técnicas da altura, como as abóbadas com nervuras polinervadas a partir de mísulas.
PINTURA
Ao contrário da arquitectura e da escultura, a pintura renascentista surge em Portugal ainda no século XV. Nos meados desse século, a pintura portuguesa recebeu importantes influências da pintura flamenga, sobretudo devido ás estreitas relações económicas e políticas que Portugal mantinha com Flandres. Os painéis S.Vicente de fora atribuídos a Nuno Gonçalves, são a obra máxima da pintura portuguesa do séc:XV.
No séc:XVI destacaram-se Vasco Fernandes, também conhecido por Grão Vasco, Gregório Lopes e Francisco Henriques.
ARQUITECTURA MANUELINA
No seu conjunto, pouco muda relativamente á estrutura formal do gótico alemão e plateresco.O alçado interior das igrejas mantém-se através da orientação este-oeste, da planta, dos sistemas de suporte e cobertura, do cálculo das proporções.
As naves da mesma altura, influência das igrejas -salão alemãs, de cinco tramos, ausência de transepto e cabeceiras rectangulares são as principais características diferenciais. Apesar de ser essencialmente ornamental, o Manuelino caracteriza-se também pela aplicação de determinadas fórmulas técnicas da altura, como as abóbadas com nervuras polinervadas a partir de mísulas.
PINTURA
Ao contrário da arquitectura e da escultura, a pintura renascentista surge em Portugal ainda no século XV. Nos meados desse século, a pintura portuguesa recebeu importantes influências da pintura flamenga, sobretudo devido ás estreitas relações económicas e políticas que Portugal mantinha com Flandres. Os painéis S.Vicente de fora atribuídos a Nuno Gonçalves, são a obra máxima da pintura portuguesa do séc:XV.
No séc:XVI destacaram-se Vasco Fernandes, também conhecido por Grão Vasco, Gregório Lopes e Francisco Henriques.
Sem comentários:
Enviar um comentário