quarta-feira, 22 de outubro de 2008

D.João II-O príncipe perfeito.

D. João II (o príncipe perfeito) foi rei de Portugal entre 1481 e 1495, Foi o 4º rei da 2ª dinastia, a dinastia de Avis. Filho de D. Afonso V e de D. Isabel de Coimbra, D. João II foi casado com D. Leonor de Viseu No início do seu reinado numa linha marcadamente centralizadora, atacou fortemente as grandes casas senhoriais (em particular a de Bragança). O duque de Bragança é executado em Évora e no ano seguinte, o duque de Viseu, D. Diogo, seu primo e cunhado, é chamado ao palácio e esfaqueado pelo próprio rei por suspeitas de conspirar contra ele. Muitas outras pessoas foram executadas, assassinadas ou exiladas para Castela. Depois destes acontecimentos, mais ninguém em Portugal ousou desafiar o rei, que não hesitava em fazer justiça pelas suas próprias mãosJoão II foi um grande defensor e impulsionador da política de exploração marítima. Os descobrimentos portugueses foram uma prioridade governamental, assim como a busca do caminho marítimo para a ÍndiaCristóvão Colombo pediu apoio a D. João II para a sua viagem à Índia mas este recusou, provavelmente porque sabia que Colombo partia de uma suposição que o rei sabia estar errada (D. João II estava decidido a chegar à Índia pelo ocidente, contornando África)·De facto Cristóvão Colombo chegou ao continente americano em 1492, pensando ter chegado à Índia. Até à sua morte, esteve convencido desse factoD. João II não deixou descendência pois quase no final do seu reinado o seu único filho legítimo faleceu em consequência de uma queda de cavaloEm testamento redigido por si, em Alcácer do Sal, designou como seu sucessor o seu primo e cunhado, D. Manuel.

4 comentários:

Portuguesas disse...

Agora amis infotrmação o nosso grupo estáa gostar :D
Bom blogg ^^

Portuguesas disse...

esta bonito o vosso perfil mas acho que deviam por mais materia...
passem no nosso e comentem

Unknown disse...

o blog ta fixe.
Voces so tem mais materia porque ja demos mais coisas em historia do que em ingles por isso nao temos assim tanta materia para por.

Gonçalo,Juilson e Francisco disse...

Nos achamos que o vosso esta bom, porque tem aquela imagem da mao e o resto tambem esta bom.Mas acerca daquilo que voces disseram sobre o teorema de pitagoras,nao fomos nos que fizemos aquilo.Nos fomos procurar informaçao e encontramos aquilo juntamente com os exercicios.=)