D. João II (o príncipe perfeito) foi rei de Portugal entre 1481 e 1495, Foi o 4º rei da 2ª dinastia, a dinastia de Avis. Filho de D. Afonso V e de D. Isabel de Coimbra, D. João II foi casado com D. Leonor de Viseu No início do seu reinado numa linha marcadamente centralizadora, atacou fortemente as grandes casas senhoriais (em particular a de Bragança). O duque de Bragança é executado em Évora e no ano seguinte, o duque de Viseu, D. Diogo, seu primo e cunhado, é chamado ao palácio e esfaqueado pelo próprio rei por suspeitas de conspirar contra ele. Muitas outras pessoas foram executadas, assassinadas ou exiladas para Castela. Depois destes acontecimentos, mais ninguém em Portugal ousou desafiar o rei, que não hesitava em fazer justiça pelas suas próprias mãosJoão II foi um grande defensor e impulsionador da política de exploração marítima. Os descobrimentos portugueses foram uma prioridade governamental, assim como a busca do caminho marítimo para a ÍndiaCristóvão Colombo pediu apoio a D. João II para a sua viagem à Índia mas este recusou, provavelmente porque sabia que Colombo partia de uma suposição que o rei sabia estar errada (D. João II estava decidido a chegar à Índia pelo ocidente, contornando África)·De facto Cristóvão Colombo chegou ao continente americano em 1492, pensando ter chegado à Índia. Até à sua morte, esteve convencido desse factoD. João II não deixou descendência pois quase no final do seu reinado o seu único filho legítimo faleceu em consequência de uma queda de cavaloEm testamento redigido por si, em Alcácer do Sal, designou como seu sucessor o seu primo e cunhado, D. Manuel.
4 comentários:
Agora amis infotrmação o nosso grupo estáa gostar :D
Bom blogg ^^
esta bonito o vosso perfil mas acho que deviam por mais materia...
passem no nosso e comentem
o blog ta fixe.
Voces so tem mais materia porque ja demos mais coisas em historia do que em ingles por isso nao temos assim tanta materia para por.
Nos achamos que o vosso esta bom, porque tem aquela imagem da mao e o resto tambem esta bom.Mas acerca daquilo que voces disseram sobre o teorema de pitagoras,nao fomos nos que fizemos aquilo.Nos fomos procurar informaçao e encontramos aquilo juntamente com os exercicios.=)
Enviar um comentário